Institucional



A INSTITUIÇÃO SENAC
Criada em 10 de janeiro de 1946, pela confederação Nacional do Comércio o SENAC é uma instituição de educação profissional aberta a toda a sociedade, que oferece cursos e programas que vão desde a Formação Inicial até a Educação Superior.
O SENAC, é uma Instituição Administrada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), em cumprimento aos Decretos Leis nºs 8.621 e 8.622, que deram origem à instituição.
 É uma instituição privada e sem fins lucrativos que cumpre a Missão de educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo.  O SENAC, já preparou mais de 40 milhões de pessoas em todo o território nacional
O SENAC desenvolve suas atividades por diferentes modalidades de ensino:
Presencial - Modalidade em que o processo ensino-aprendizagem acontece numa relação direta entre professor e aluno. Desenvolve-se em ambientes previamente determinados, tradicionalmente identificados como salas de aula.
À distância - Acontece mediante a separação física entre os tutores e alunos. O Senac oferece todas as vantagens de um ensino individualizado nessa modalidade. Nos cursos a distância, o aluno tem acesso a materiais didáticos de primeira linha e conta com o acompanhamento de instrutores altamente gabaritados.
Semipresencial - Modalidade de ensino em que o processo ensino-aprendizagem realiza-se em duas fases distintas, embora complementares. Numa das fases acontece a relação direta do professor com o aluno e, na outra, há momentos individualizados de estudos, orientados à distância, sem a presença física do professor.
Destaca-se o Programa SenacMóvel, em que a instituição se faz presente em mais de 2.200 municípios, e nesses municípios percorrendo áreas de difícil acesso, oportunizando desta forma a quem não pode freqüentar uma de suas unidades fixas a inclusão por meio da capacitação profissional. A cada ano, 1,8 milhão de brasileiros são beneficiados por esse Programa.
A proposta pedagógica do SENAC, em conformidade com a Lei n° 11741, está organizada pelos seguintes Eixos Tecnológicos: Ambiente e Saúde, Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão e Negócios,Turismo, Hospitalidade e Lazer, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Produção Cultural e Design, Recursos Naturais, Produção Alimentícia, Segurança, em atividades educacionais são desenvolvidas sob as formas de: AÇÕES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL e de AÇÕES EXTENSIVAS À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.

AÇÕES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
         São atividades destinadas ao desenvolvimento de competências necessárias à inserção e permanência das pessoas na vida produtiva. Para a obtenção de certificação nos cursos e programas e educação profissional, está definido como critério o aproveitamento.

As ações de educação Profissional compreendem os Cursos nos níveis da Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores, a Educação Profissional Técnica de Nível Médio e a Educação Superior.

A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE TRABALHADORES: Possibilita o aproveitamento contínuo e articulado dos estudos, em todos os níveis de escolaridade, objetivando o desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva. Destinada aos cursos e programas que objetivam a qualificação para o trabalho e à elevação do nível de escolaridade do trabalhador, por meio da:

APRENDIZAGEM:Cursos destinados a jovens maiores de quatorze anos e menores de vinte e quatro anos (Lei nº 11.180/2005), empregados no comércio de bens, serviços e turismo, encaminhados pelas empresas ao SENAC, na condição de aprendizes (Lei nº 10.097/2000), para o desenvolvimento das competências necessárias ao exercício profissional.
A duração das atividades realizadas pelo SENAC deverá ser de, no mínimo, quarenta por cento da carga horária do curso técnico correspondente ou quatrocentas horas, o que for maior e, no máximo, cinquenta por cento do total de horas do programa (Portaria MTE nº. 615/2007). Conferem Certificados de Qualificação Profissional em Aprendizagem (incluir o nome do curso).

CAPACITAÇÃO: Cursos destinados a pessoas com escolaridade variável, que objetivam desenvolver competências necessárias ao exercício de uma ocupação com identidade reconhecida pelo mercado de trabalho.A carga horária, nunca inferior a 160 horas, deverá ser compatível com o desenvolvimento das competências definidas no perfil profissional de conclusão. Conferem Certificados de Qualificação para o Trabalho

APERFEIÇOAMENTO:Cursos e programas com características variadas, destinados exclusivamente a profissionais, para complementação, atualização ou aprofundamento de competências que visam ao seu desenvolvimento frente às mudanças em curso no mundo do trabalho. Conferem Certificados de Aperfeiçoamento em (incluir o nome do curso/programa). Exemplos: Adminstração da Produção, Elaboração de Roteiros Turísticos, Banco de Dados, Argiloterapia, Segurança na Condução de Veículos Automotores, Pesquisa e Criação de Moda etc.

PROGRAMAS SOCIOPROFISSIONAIS: Cursos e programas, com características variadas, destinados ao desenvolvimento de competências relacionadas ao exercício de atividades geradoras de renda. Conferem Certificados de conclusão em (incluir o nome do curso/programa)  Exemplos: Mosaico, Embalagens Artesanais, Doces e Salgados, Bolos e Tortas, Culinária Diet, Informações Turísticas etc.
PROGRAMAS SOCIOCULTURAIS: Cursos e programas, com características variadas, destinados ao desenvolvimento de competências relacionadas ao aprimoramento pessoal. Conferem Certificados de conclusão em (incluir o nome do curso/programa).
Exemplos: História da Arte, ética, Etiqueta, Indumentária e História da Moda, Pintura Barroca, Automaquiagem etc.
PROGRAMAS INSTRUMENTAIS: Cursos e programas que permitem desenvolver competências instrumentais requeridas para o exercício profissional ou suprir carências da educação básica.Conferem Certificados de conclusão em (incluir o nome do curso). Exemplos: Língua Portuguesa, Ma temática, Informática (Editores de Texto, Aplicativos de Apresentação e Planilhas Eletrônicas), Idiomas, Digitação, Primeiros Socorros, CIPA.
CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL: Avaliação individual de competências profissionais, desenvolvidas no mundo do trabalho, para fins de certificação no nível da capacitação profissional, possibilitando ao candidato a continuidade de estudos em programas de aperfeiçoamento.

A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: Compreende cursos normatizados por Diretrizes Curriculares Nacionais e autorizados pelos respectivos sistemas de ensino, organizados por eixos tecnológicos, possibilitando a construção de diferentes itinerários formativos e o contínuo e articulado aproveitamento de estudos e competências profissionais por meio da:
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: Cursos aprovados pelos respectivos sistemas de ensino que têm como requisito mínimo de acesso o Ensino Fundamental completo, destinados a propiciar o desenvolvimento de competências necessárias ao exercício de uma profissão reconhecida no mercado de trabalho. Integram a organização curricular de uma Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio, compondo o itinerário formativo do técnico. Conferem Certificados de Qualificação Profissional Técnica de (incluir o nome do curso).
HABILITAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: Cursos aprovados pelos respectivos sistemas de ensino, que objetivam a profissionalização do Técnico de Nível Médio. Destinam-se a pessoas que estejam cursando ou sejam egressas do Ensino Médio ou equivalente, nos termos do artigo 36 da Lei nº 11.741/2008. Conferem Diplomas de Técnico de Nível Médio em (incluir o nome do curso), apenas a quem concluiu o Ensino Médio
ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: Cursos aprovados pelos respectivos sistemas de ensino, vinculados a uma Habilitação Técnica, que compõem o itinerário formativo do Técnico de Nível Médio. Devem propiciar o domínio de novas competências àqueles que já são habilitados e que desejam especializar-se em um determinado segmento profissional. Conferem Certificados de Especialização Técnica de Nível Médio em (incluir o nome do curso). Exemplos: Especialização Técnica em Meio Ambiente, Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho, Especialização Técnica em Processo de Trabalho em Hemoterapia; Guia de Turismo Especializado em Atrativos Naturais etc.

CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL: Avaliação de competências profissionais desenvolvidas no mundo do trabalho ou em cursos de Capacitação e Aprendizagem, para fins de reconhecimento e certificação da qualificação profissional técnica, objetivando a continuidade de estudos até a conclusão da Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio.
A EDUCAÇÃO SUPERIOR: compreende cursos previstos no artigo 44 da Lei nº 9.394/1996 e no artigo 1º da Lei nº 11.741/2008, normatizados por Diretrizes Curriculares Nacionais, destinados aos concluintes do Ensino Médio ou equivalente, classificados em processo seletivo. A oferta de cursos superiores de graduação e pós-graduação está condicionada ao credenciamento da Instituição de Ensino Superior e à autorização e reconhecimento dos cursos pelos órgãos próprios do Sistema de Ensino da União. Os tipos  de cursos da educação superior estão assim configurados:
QUALIFICAÇÃO TECNOLÓGICA: Cursos que possibilitam saídas intermediárias, correspondendo a etapas com terminalidade na Graduação Tecnológica, nos termos do art. 6º do Decreto nº 5.154/2004. Conferem Certificados de Qualificação Profissional Tecnológica em (incluir ).
GRADUAÇÃO: Compreende cursos de Tecnologia, Bacharelado e Licenciatura, destinados à profissionalização de nível superior. Obedecem às respectivas Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educação. Conferem Diplomas de Graduação Tecnológica, Bacharelado ou Licenciatura. Os diplomas emitidos por instituições não universitárias serão registrados em universidades indicadas pelo Conselho Nacional de Educação.Exemplos: Ver Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do MEC/SETEC
PÓS-GRADUAÇÃO: são programas e cursos oferecidos para profissionais graduados, que atendam às exigências específicas das instituições de ensino e das normas vigentes. Compreendem programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado - acadêmico e profissional), recomendados pela CAPES/MEC, bem como cursos de pós-graduação lato sensu (especialização, MBA e aperfeiçoamento de nível superior), em áreas afins à graduação. Instituições que não se caracterizam como de educação superior podem ser credenciadas a oferecer cursos de pós-graduação como instituições de notória especialização, nos termos das respectivas autorizações. Os programas de Mestrado e Doutorado conferem Diplomas. Os cursos de Especialização, MBA e Aperfeiçoamento conferem Certificados.
EXTENSÃO: são Cursos e programas oferecidos por instituições de educação superior, com a finalidade de atender às demandas da comunidade acadêmica e da sociedade e, acima de tudo, disseminar o conhecimento construído no ensino de graduação e de pós-graduação. Destinam-se a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos no projeto pedagógico do curso ou programa. Conferem Certificados de Conclusão ou Participação.

AS AÇÕES EXTENSIVAS À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: são programações variadas com o objetivo de disseminar, informações e conhecimentos, no âmbito da Educação Profissional. Ocorrem por meio de: Palestras, Seminários, Concursos, Exposições, Feiras Encaminhamento e Acompanhamento de Egressos no Mercado de Trabalho, Teleconferência.


Texto organizado e produzido por Denise Miranda